Como já mencionamos em outras oportunidades, o crescimento benigno da próstata, uma doença conhecida como Hiperplasia Prostática, vai acometer a maioria dos homens com o envelhecimento. Após os 50 anos de idade, metade dos homens inicia um processo de aumento do volume prostático, na sua porção mais interna, chamada de zona de transição. Esse crescimento do tecido interno da próstata acaba por comprimir o canal da urina (uretra), levando o paciente a apresentar sintomas urinários, como jato urinário mais fraco, aumento da frequência urinária de dia e de noite, sensação de não esvaziar adequadamente a bexiga, força excessiva para urinar, gotejamento ao final da micção, entre outros.por Dr. Rodrigo Rosa de Lima

Os tratamentos para Hiperplasia Prostática podem ser medicamentosos ou cirúrgicos, com diversas opções a depender do caso de cada paciente. Por bastante tempo, as alternativas cirúrgicas limitavam-se a estratégias endoscópicas clássicas, especialmente a Ressecção Transuretral da Próstata (RTU de próstata), conhecida popularmente como raspagem, ou a opções cirúrgicas a corte, especialmente nas próstatas com volume maior que 80 gramas. Costumo falar para os pacientes que, como tudo no mundo, os tratamentos cirúrgicos para a próstata evoluíram. Dispomos de tecnologias mais modernas, pelo canal da uretra, sem cortes, para cirurgias de Hiperplasia Prostática Benigna.

Atualmente, a primeira opção para tratamento cirúrgico da Hiperplasia Prostática é a enucleação endoscópica da próstata. Essa cirurgia pode ser feita utilizando uma energia a laser, chamada de HoLEP, ou utilizando um eletrodo de energia bipolar, chamado BipoLEP. Essas cirurgias trazem diversas vantagens em relação à RTU de próstata. A quantidade de tecido crescido ressecado é maior, o que leva a taxas de recidiva da doença ao longo dos anos de cerca de 1%, de acordo com os estudos científicos amplamente publicados na literatura. Nas cirurgias de RTU, essas taxas de recidiva podem ultrapassar 20% ao longo de 10 anos, com necessidades de novos procedimentos cirúrgicos para a doença. Além da recidiva menor, temos outras vantagens com as técnicas de enucleação endoscópica da próstata em relação à RTU:

• Menor sangramento durante o ato cirúrgico – Menor tempo de uso de sonda no canal da urina (normalmente, a sonda é retirada na manhã seguinte à cirurgia)
  • Alta hospitalar mais rápida
  • Retorno mais precoce às atividades habituais, com melhora dos sintomas urinários sendo percebida mais precocemente
  • Possibilidade de tratamento de próstatas mais volumosas pelo canal da uretra, inclusive os pacientes com próstatas acima de 100 gramas

Os guidelines de Urologia da Associação Americana de Urologia (AUA) e Associação Européia de Urologia (EAU) colocam as enucleações endoscópicas da próstata como primeira opção de tratamento cirúrgico para os pacientes que sofrem com essa doença.

Converse com o seu urologista de confiança sobre as opções cirúrgicas mais atuais para o tratamento da Hiperplasia Prostática e descubra como a tecnologia pode auxiliar no seu tratamento!

Dr. Rodrigo Lima
+ posts