Por que procurar um uro-oncologista?

Não é incomum que as pessoas tenham dúvida sobre a área de atuação de um urologista, o médico habilitado para tratamento de diversas doenças no organismo, incluindo tumores malignos de alguns órgãos, tanto em pacientes homens como em mulheres.

Tumores de próstata, rim, ureter, bexiga e glândulas suprarrenais são operados pelo urologista. Também são tratados tumores do trato genital masculino, menos comuns, os tumores de pênis e de testículo.

Denominamos uro-oncologia, ou urologia oncológica, a área de atuação que trata pacientes com essas doenças mencionadas.

Tumores de próstata

Os tumores de próstata estão entre os mais comuns do homem, com maior incidência após os 65 anos de idade, mas pode acontecer antes em uma boa parcela de pessoas. São assintomáticos em 90% dos casos e suspeitado o diagnóstico de câncer de próstata quando é encontrada alguma alteração no exame de sangue da próstata (psa), ou no exame de toque. Nesses casos, realiza-se a biópsia, que confirma o diagnóstico.

Tumor de bexiga

O tumor de bexiga é o segundo tumor mais frequente do trato gênito-urinário, pendendo em prevalência apenas para os casos de próstata. Tem grande relação com o tabagismo, que é o principal fator de risco para surgimento desses tumores. O câncer de bexiga se manifesta, na maioria das vezes, com  sangramento urinário visível,  conhecido como hematúria, ou também com sintomas de ardência crônica na bexiga e ritmo urinário aumentado, com menor frequência.

Tumores de rim

Os tumores de rim são descobertos hoje em dia de maneira incidental, na maioria dos casos. O paciente faz exames abdominais de imagem, check-up, ou por alguma outra doença, e descobre que tem um nódulo renal assintomático. Os casos de tumores renais mais volumosos se manifestam com sintomas como, massa palpável no abdome, dor na região lombar ou no flanco do abdome, sangramento na urina, emagrecimento e inchaço nas pernas são menos comuns.

Tumores da glândula suprarrenal

As glândulas suprarrenais, ou adrenais, são órgãos que ficam acima dos rins e possuem a função de produzirem alguns hormônios importantes para o nosso organismo. Algumas dessas substâncias tem relação com a manutenção da pressão arterial do sangue. Portanto, tumores dessas glândulas, sejam benignos ou malignos, podem se manifestar com elevações importantes da pressão arterial, palpitações, suor excessivo, tremores, entre outros. Alguns tumores da adrenal podem produzir cortisol, levando o paciente a apresentar sintomas como ganho de peso, estrias e descontrole da glicemia. A maioria dos tumores das adrenais são benignos e pequenos, não necessitando de conduta cirúrgica. As lesões que produzem hormônios, ou os tumores maiores do que 4–5 cm nos exames de imagem, devem, por via de regra, serem operados.

Tumores de testículo

Os tumores de testículo são raros, têm uma idade maior de aparecimento entre 15–35 anos. Costumam se manifestar como nódulo endurecido, na maioria das vezes indolor no testículo, que apresenta crescimento rápido em poucas semanas. Existe o risco do tumor disseminar para gânglios das cavidades abdominal e do tórax, portanto, é uma doença que necessita de tratamento urgente. Geralmente retira-se o testículo afetado, e alguns pacientes precisarão complementar o tratamento com quimioterapia após a cirurgia. A taxa de cura dos cânceres de testículo é alta.

Tumores de pênis

Os tumores de pênis são pouco frequentes, com relação principalmente a maus hábitos de higiene e com fimose não operada. Quando o excesso de pele do pênis, o prepúcio, impede que o paciente exponha a glande para higiene, ocorre um acúmulo crônico de secreção e inflamação local, que levam a um risco aumentado desse tumor. O tratamento na maioria dos casos é a amputação parcial ou total do pênis.

Tecnologia avançada no tratamento oncológico

Muitos tumores podem ser tratados de modo minimamente invasivo, com videolaparoscopia ou o auxílio de plataforma robótica, otimizando resultados e recuperação para os pacientes. Procure seu urologista de confiança e informe-se a respeito.