Incontinência urinária é a perda involuntária da urina pela uretra. A eliminação da urina é controlada pelo sistema nervoso autônomo, mas pode ser comprometida nas seguintes situações:

– comprometimento da musculatura dos esfíncteres ou do assoalho pélvico;

– gravidez e parto;

– tumores malignos e benignos;

– doenças que comprimem a bexiga;

– obesidade;

– tosse crônica dos fumantes;

– quadros pulmonares obstrutivos que geram pressão abdominal;

– bexigas hiperativas que contraem independentemente da vontade do paciente.

Os tipos mais comuns são:

• Incontinência de Esforço: Ocorre quando uma pressão é transmitida à bexiga por um esforço abdominal, isso porque na zona abdominal encontram-se os músculos do pavimento pélvico que suportam a bexiga e a uretra. Esse tipo de esforço pode ser algo bastante comum, como por exemplo, ao tossir, espirrar, fazer exercícios, dar risada, correr, etc.
  • Incontinência por Urgência: Também conhecida como incontinência urinária por bexiga hiperativa, ocorre quando a urgência de urinar é muito forte, e muitas vezes, o paciente não consegue chegar até o banheiro. Esse tipo é considerado mais grave quando comparado a incontinência urinária de esforço. Um dos fatores que pode levar a desenvolver esse tipo é ir ao banheiro sem ter a real necessidade de urinar.
  • Incontinência por Regurgitação: É o oposto da incontinência de urgência (causada pela hiperatividade do detrusor), ou seja, ocorre quando há uma distensão progressiva da bexiga e a perda da capacidade de contração. Com a incontinência urinária por regurgitação, a bexiga não consegue realizar o mecanismo necessário e esvaziar a urina por completo. Então, ocorre o acúmulo de urina, que pode crescer com o tempo. Uma das maiores causas desse tipo de incontinência é a obstrução do fluxo urinário.
  • Incontinência Funcional: Ocorre quando outras condições diminuem a consciência da necessidade de urinar, como doenças articulares, neurológicas ou problemas cognitivos. Nesse caso, o problema pode não estar no funcionamento do sistema urinário. Esse tipo é mais comum em idosos ou pessoas acamadas.
  • Incontinência Mista: Como o nome já indica, associa dois tipos de incontinência urinária, sendo a incontinência de esforço e a de urgência. Assim como os outros tipos, sua principal característica é a impossibilidade de controlar a perda involuntária de xixi pela uretra, a diferença é que esse escape pode pode ser causado tanto por esforços como por urgência, não chegando ao banheiro a tempo.

O primeiro passo para compreender o quadro é buscar um diagnóstico com o urologista para optar pelo tratamento mais adequado, no caso da incontinência urinária por esforço, por exemplo, é basicamente cirúrgico, mas exercícios ajudam a reforçar a musculatura do assoalho pélvico. Para a incontinência urinária de urgência, é indicado medicamentos e fisioterapia.

Agende uma consulta e recupere o controle da sua saúde!