Você tem prestado atenção na cor do seu xixi? Urina com sangue, também conhecida como hematúria, muda o tom da urina de amarelo para rosada ou cor de cobre, dependendo da quantidade de sangue presente.

  • Infecções urinárias: a cistite, especialmente nas mulheres, é a ocorrência infecciosa mais comum. O sangramento costuma acontecer no fim da micção e pode ser acompanhado de ardência. Outra possibilidade é a infecção do rim. Nestas situações, o sangue apresenta-se misturado desde o início da micção e o quadro pode envolver febre e dor nas costas, por exemplo.
  • Cálculos urinários: é provocada pelo contato dos cálculos com as paredes do trato urinário. No entanto, nesses casos, o sangue na urina geralmente é microscópico e só é detectado em exames de laboratório.
  • Esforço físico: exercícios intensos e extenuantes podem provocar o aparecimento de sangue na urina. Mesmo que o paciente seja um atleta, a hematúria pode ter outra causa e deve ser sempre investigada.
  • Traumatismos: acidentes graves, como os de trânsito, podem provocar alterações na coagulação sanguínea e provocar hematúria.

Hiperplasia prostática benigna: É  o crescimento exagerado da próstata. Trata-se de uma doença muito comum entre os homens com mais de 50 anos.

Caso perceba sangue na urina procure ajuda médica para realizar exames de diagnóstico, como ultrassonografia, tomografia computadorizada ou cistoscopia e assim definir qual o tratamento mais adequado.