Holep no tratamento de HPB (Hiperplasia prostática benigna)
A Hiperplasia Prostática Benigna (HPB) caracteriza-se pelo crescimento benigno da próstata, que costuma causar sintomas urinários por compressão da uretra ou repercussão na bexiga. Uma boa parte dos casos é tratada com medicações de uso contínuo para reduzir o volume da próstata, mas em outros os pacientes precisam recorrer à cirurgia. O objetivo da cirurgia é remover toda a porção interna da próstata usando um laser de alta energia (nos casos de HoLEP) ou um eletrodo bipolar (nos casos de BipoLEP).
O HoLEP / BipoLEP são procedimentos totalmente endoscópicos, fornecem resultados eficientes e durabilidade superiores à RTU de próstata, popularmente conhecida como raspagem da próstata. A cirurgia com HoLEP é realizada através da uretra utilizando o laser de holmium. A zona central da próstata (adenoma) é enucleada com o laser para o interior da bexiga, em seguida é utilizado um aparelho chamado morcelador para a retirada do adenoma, em vários fragmentos, ou seja, sem a necessidade de cortes.
Para quem é indicado?
Essa técnica permite operar pacientes com próstata de grande volume, com mais de 80g, mas pode ser usada em qualquer volume de próstata, com resultados eficientes. É indicado também para aqueles com sintomas urinários decorrentes da próstata.
Um procedimento rápido e com menos incômodo
A recuperação do pós-operatório é descomplicada, o paciente permanece com uma sonda urinária até o dia seguinte, quando recebe alta, na maioria dos casos.
Quais são as vantagens da enucleação da próstata com Holmium laser?
- A cirurgia pode ser realizada em pacientes que tomam medicamentos anticoagulantes por problemas cardio-circulatórios;
- Menor taxa de nova cirurgia causada por novo crescimento da próstata;
- Menor risco de incontinência urinária e impotência sexual;
- Melhora rápida e prolongada do fluxo urinário;
- Com essa técnica não há necessidade de cortes no abdome ou bexiga.