Benefícios da Cirurgia Robótica para o tratamento de Câncer de Próstata
A cirurgia robótica é menos invasiva que os métodos tradicionais, e proporciona uma experiência mais tranquila para o paciente. Possibilita uma visão ampliada em 3D e alta definição de imagem, logo é muito assertiva e segura, minimiza os riscos de hemorragia e proporciona uma recuperação mais rápida ao paciente.
Tratamento realizado por Videolaparoscopia
Nesta modalidade de cirurgia, são feitas pequenas incisões para realizar um trabalho que antes só era possível através de grandes cortes. Com bastante precisão os “braços”do equipamento são controlados pelo cirurgião, e também conta com uma câmera que fornece imagens em 3D, o que oferece ao médico uma visão privilegiada e muito mais segurança para a realização do procedimento.
Vejo o video
Técnica avançada de cirurgia laparoscópica
Suas principais vantagens são:
- Recuperação mais rápida, com retorno precoce às atividades habituais;
- Menos dor e risco de hemorragia;
- Movimentos mais finos e precisos com os braços robóticos;
- Aumento do campo visual cirúrgico em até 20 vezes;
- Menor chance de infecção.
Nos pacientes submetidos a prostatectomia radical robótica, já há estudos evidenciando menores taxas de incontinência urinária e disfunção erétil com esta técnica cirúrgica.
Quem opera é o robô?
Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes, mas fique tranquilo, quem opera é o médico-cirurgião! É ele quem faz o movimento que é passado para a pinça do robô, oferecendo resultados superiores à cirurgia convencional por permitir maior destreza cirúrgica e manipulação delicada dos tecidos, inclusive em situações complexas.