• Na cirurgia robótica quem opera é o robô

Falso! Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes, mas fique tranquilo: quem opera é o médico cirurgião! 

É ele quem faz o movimento que é passado para a pinça do robô, o que oferece resultados superiores à cirurgia convencional por permitir maior destreza cirúrgica e manipulação delicada dos tecidos, inclusive em situações complexas.

  • A cirurgia robótica é menos invasiva

Verdade! A cirurgia robótica é a técnica mais moderna em procedimentos minimamente invasivos, realizada com assistência de um robô, conduzido por cirurgiões.

Confira alguns benefícios dessa cirurgia:

• Mais precisão: por conta da alta tecnologia, essa técnica é capaz de aumentar a precisão em comparação a laparoscopia e a cirurgia convencional;

• Incisões menores: ou seja, menores cicatrizes e menos chances de complicações, como infecções ou sangramento;

• Mais segurança: o uso da inteligência artificial reduz os riscos do procedimento;

• Menor tempo de internação e recuperação.

  • Cirurgia robótica pode tratar cálculos na bexiga

A cirurgia robótica é uma das opções de tratamento para cálculos na bexiga. Chamada de cistolitotomia robótica, consiste na retirada dos cálculos da bexiga após a sua abertura. Os cálculos na bexiga são decorrentes, em grande parte, do mau esvaziamento desse órgão devido ao crescimento benigno da próstata. Na maioria dos casos, resolve-se os dois problemas no mesmo tempo cirúrgico, operando a próstata aumentada e retirando os cálculos.

Quando comparada com a tradicional cirurgia aberta, é um procedimento menos invasivo que apresenta diversas vantagens:

– Menor taxa de sangramento;

– Tempo de internação mais curto;

– Menos dor no pós-operatório;

– Maior precisão para o cirurgião.

Os avanços da cirurgia minimamente invasiva permitiram a introdução do robô como um novo aliado aos tratamentos urológicos, o cirurgião realiza os procedimentos com o auxílio de um robô, controlando as pinças robóticas através de um console. As vantagens da cirurgia robótica são que o robô permite a realização de movimentos mais precisos e controlados, além de possibilitar a reprodução da imagem em 3D, tornando a cirurgia ainda mais segura para o paciente.