Você sabia que é possível estar com uma pedra no rim e não sentir os sintomas? 🔍
Na maioria dos casos, pacientes com esse problema não apresentam qualquer sinal que possa indicar a presença de algum cálculo alojado neste órgão e só vão descobri-lo após um exame (ultrassom ou tomografia) ou quando a pedra se desloca para outras parte do corpo, como bexiga, ureter ou até a região dos testículos, momento em que os sintomas começam a aparecer.
Por isso, aprenda a identificar os sinais de que você pode estar sofrendo com pedra nos rins:
❗ Tem sangue na urina?
Nem sempre é um sintoma da complicação, mas pode estar associado. Como os rins são responsáveis por “filtrar” o sangue, a pedra pode provocar “escape”; ou ela pode ter se deslocado para o canal da uretra, causando danos ao trato urinário.
❗ As idas ao banheiro aumentaram?
Se não houve qualquer mudança na hidratação diária ou maior ingestão de bebidas com cafeína (como café, chás ou refrigerantes), é possível que o cálculo tenha começado a se movimentar, podendo trazer dores ao urinar.
❗ Sente alguma dor forte na lombar (parte de baixo das costas)?
Quando a pedra se desloca para a bexiga ou canal da uretra, é comum sentir uma dor lombar aguda, unilateral, que tende a se estender para o abdômen. Neste caso, os homens poderão sentir desconforto nos testículos, e as mulheres, nos grandes lábios. Problemas intestinais, náuseas e vômitos também podem surgir.