O cateter ureteral, mais conhecido como cateter duplo J, é um dispositivo muito importante na urologia. Ele é posicionado com uma extremidade dentro do rim e outra dentro da bexiga, descendo pelo canal do ureter, que é a estrutura que une esses dois órgãos.
É frequentemente utilizado após cirurgias de cálculos renais ou ureterais, para drenagem de pequenos fragmentos residuais e para cicatrização da via urinária após a manipulação cirúrgica.
É também um aliado fundamental no tratamento de outras doenças da via urinária, sejam benignas ou malignas, para desobstrução do ureter e adequada drenagem de urina.
Via de regra, o cateter tem que ser retirado ou trocado num período máximo de até três meses, pelo risco de aderência de cristais no corpo do dispositivo e formação de cálculos, que poderiam causar problemas maiores.
Em algumas situações, especialmente oncológicas, nas quais o ureter está obstruído, o paciente pode necessitar utilizar o cateter por períodos prolongados. E existem opções de cateteres de longa permanência nesses casos, que podem permanecer internamente por até 12 meses, com menor risco de calcificação do cateter.